Descobre os Benefícios da Beta Alanina

A tua busca por melhorar o desempenho físico e alcançar as tuas metas de fitness levou-te a explorar diferentes tipos de suplementos. Um desses suplementos que tem ganhado destaque é a beta alanina. Neste artigo, vamos explorar o que é a beta alanina, como ela age no teu corpo, os seus principais benefícios, os resultados que podes esperar com a suplementação e quaisquer efeitos colaterais que possam surgir. Além disso, estamos empolgados em anunciar que a beta alanina estará em breve disponível no nosso site, então continua a ler para descobrires como esta substância pode beneficiar a tua jornada de fitness.

O que é Beta Alanina?
 

A beta alanina é um aminoácido não essencial, o que significa que o teu corpo pode produzi-lo naturalmente. No entanto, ela também pode ser obtida através da alimentação e suplementação. Este aminoácido desempenha um papel fundamental na síntese da carnosina, uma substância encontrada nos teus músculos esqueléticos. A carnosina ajuda a regular o pH muscular durante o exercício, retardando a fadiga muscular e melhorando o teu desempenho.

Como a Beta Alanina Age no Teu Corpo?
 

Quando a consumires, a beta alanina combina-se com a histidina no teu corpo para formar carnosina. A carnosina atua como um tampão de pH,e  ajuda a equilibrar os níveis de ácido lático durante o exercício intenso. Isso permite que treines por mais tempo e com mais intensidade, levando a melhorias no teu desempenho esportivo.

Propriedades da Beta-Alanina
 

A função principal da beta-alanina está ligada à carnosina. Trata-se de um dipeptídeo, ou seja, é composta por dois aminoácidos, a L-histidina e a própria beta-alanina. A primeira é mais abundante do que a segunda no teu organismo. Isso quer dizer que, se houver uma limitação na produção de carnosina, pode ser devido a uma quantidade reduzida de beta-alanina no teu corpo.

No que diz respeito às suas funções, destacam-se as suas propriedades antioxidantes e o seu papel nos processos de memória e aprendizagem. Segundo informações de revistas médicas, o seu impacto no desporto também se estende a outras áreas, uma vez que melhora a sensibilidade ao cálcio nas fibras musculares e regula o pH.

Principais Benefícios da Suplementação de Beta Alanina:
 

1. Melhor Resistência Muscular: Aumenta a tua capacidade de treino de alta intensidade, reduzindo a fadiga muscular.

2. Melhoria no Desempenho: Aumenta a tua força, potência e resistência, o que é especialmente benéfico para atletas.

3. Recuperação Aprimorada: Ajuda na recuperação pós-treino, reduzindo a dor muscular.

4. Suporte à Composição Corporal: Pode auxiliar na perda de gordura e ganho de massa magra devido ao aumento do desempenho nos treinos.

Resultados da Suplementação de Beta Alanina:
 

Os resultados da suplementação podem variar de pessoa para pessoa, mas muitos relatam sentir os efeitos positivos da beta alanina após algumas semanas de uso consistente. Podes esperar notar uma melhoria na resistência durante os exercícios, permitindo que treines com mais intensidade e por mais tempo. Com o tempo, isso pode levar a melhorias significativas no teu desempenho atlético.

Efeitos Colaterais:
 

A beta alanina é geralmente bem tolerada, mas algumas pessoas podem experimentar uma sensação temporária de formigamento na pele conhecida como “parestesia”. Isso ocorre devido à rápida absorção da beta alanina e geralmente desaparece com o tempo ou ao dividir as doses ao longo do dia.

Algumas conclusões da pesquisa sobre o Uso da Beta-Alanina na Prática Desportiva
 

“A suplementação com Beta Alanina é uma estratégia eficaz para promover o aumento da capacidade de tamponamento intracelular, que por sua vez está associado a uma melhoria da performance desportiva e redução da fadiga muscular. A literatura mostra que este efeito é verificado principalmente em exercícios de alta intensidade, num intervalo de tempo de 60 a 240 segundos. Exercícios de duração mais prolongada, parecem não beneficiar do seu uso. O uso da Beta Alanina tem particularmente interesse em modalidades como CrossFit, 400, 800, e 1500 m de corrida, ciclismo até 4 Km, 100, 200 e 400 m de natação. A maior capacidade de tolerância ao esforço anaeróbio e trabalho no limiar de fadiga faz da Beta Alanina um suplemento interessante e promissor para aumento do rendimento desportivo.”

Neves,S.** (2020). *Um estudo sobre o uso da Beta-Alanina na Prática Desportiva: uma revisão da evidência Beta-Alanine in Sports: a review of the evidence*. Repositório Aberto da Universidade do Porto. Porto,2020

Agora que conheces os benefícios da beta alanina, estás pronto para dar um impulso ao teu treinamento e melhorar o teu desempenho atlético. Experimenta a beta alanina e alcança novos patamares na tua busca por um corpo saudável e em forma.

Referências:

1-      **Neves,S.** (2020). *Um estudo sobre o uso da Beta-Alanina na Prática Desportiva: uma revisão da evidência Beta-Alanine in Sports: a review of the evidence*. Repositório Aberto da Universidade do Porto. Porto,2020

https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/129269/2/420136.pdf

2-      https://www.atida.com/pt-pt/blog/dicionario-farmacia/beta-alanina-o-que-e-e-para-que-serve/

Postagens semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *